Evento, que acontece no próximo dia 30, terá trilhas, oficinas de plantio, dança, yoga e construção de hotéis de abelhas

O programa de educação ambiental “Vem pro Horto” completa dez anos neste sábado (30) com uma edição comemorativa na Estação Experimental de Tupi, conhecida popularmente como Horto de Tupi, em Piracicaba. A programação é gratuita e marca uma década de trabalhos dedicados à consolidação da educação ambiental e à integração social na região. O evento é promovido pelo Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA) e pela Fundação Florestal, ambos vinculados à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil).
Diferente de iniciativas voltadas exclusivamente a escolas ou à terceira idade, o “Vem pro Horto” foi concebido para toda a comunidade. As atividades acontecem em finais de semana, feriados e também no período noturno, com o objetivo de transformar a unidade de conservação em um espaço vivo de educação ambiental, cultura e bem-estar. A proposta é aproximar a comunidade da Estação Experimental de Tupi e fortalecer a unidade como um espaço educador e sustentável, por meio de atividades educativas, culturais e de lazer consciente.
A programação deste sábado começa com uma apresentação da Companhia Estável de Dança de Piracicaba (Cedan). Ao longo da manhã, os visitantes poderão participar de oficinas e atividades de sensibilização ambiental, trilhas educativas, roda de conversa sobre mudanças climáticas, oficinas de Libras brincante, plantio de mudas, construção de hotéis de abelhas, atividades com sementes, yoga e Liang Gong, além do “Cantinho da Leitura”. Também haverá um café da manhã comemorativo.
Às 11h30, será realizada a construção coletiva de uma mandala comemorativa, em um momento simbólico que reforça o papel da Estação Experimental de Tupi como patrimônio natural, científico, cultural e educacional de Piracicaba.
Também participam da iniciativa as secretarias municipais de Cultura, por meio da Cedan e da Biblioteca Municipal, e de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente de Piracicaba, por meio do Núcleo de Educação Ambiental; grupos da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), como o Laboratório de Educação e Política Ambiental (Oca), o Grupo de Estudos e Pesquisa em Áreas Naturais Protegidas (Gepanp) e o Grupo de Estudos e Pesquisas em Ecologia e Manejo de Florestas Tropicais (Gepem); além de instituições da sociedade civil, como Espaço Pipa, Centro de Reabilitação de Piracicaba (CRP), Associação de Surdos – Libras Piracicaba (Assupira), Associação de Pais e Amigos de Surdos de Piracicaba (Apaspi), Pastoral da Ecologia Integral da Diocese de Piracicaba e Natureza Viva. A ação conta ainda com a participação das voluntárias Josy Kauer, Sílvia Onofre e Luciana Ravira.
Recomenda-se o uso de repelente, protetor solar, calça, calçado fechado e garrafa de água individual. O evento é gratuito e aberto ao público de todas as idades.
Serviço:
Data: 30/05 (sábado)
Horário: A partir das 9 horas
Local: Estação Experimental de Tupi
Endereço: Rodovia Luiz de Queiroz, km 149 – Piracicaba/SP
Entrada: Gratuita
Elizangela
Semil



