Ordem: Monotremata
Família: Tachyglossidae
Gênero e Espécies: Existem dois gêneros de équidnas:
Gênero: Tachyglossus
Espécie: Tachyglossus aculeatus (Équidna-de-espinhos-curtos)
Gênero: Zaglossus
Espécies: Zaglossus bruijni (Équidna-de-espinhos-longos), Zaglossus attenboroughi (Équidna-de-Attenborough), Zaglossus bartoni (Équidna-oriental-de-espinhos-longos)
Habitat: Os équidnas são encontrados na Austrália, Tasmânia e Nova Guiné. Eles habitam uma variedade de ambientes, incluindo florestas, savanas e áreas montanhosas. Os équidnas-de-espinhos-curtos são mais amplamente distribuídos e adaptáveis a diferentes habitats, enquanto as espécies de espinhos longos são mais restritas a florestas tropicais e montanhosas.
Hábitos:
Comportamento: São animais solitários e noturnos, passando o dia escondidos em tocas, troncos ocos ou debaixo de folhas e saindo à noite para procurar alimento.
Locomoção: São bons escavadores e usam suas garras fortes para cavar tocas e encontrar comida. Também são capazes de se enrolar em uma bola quando ameaçados, expondo seus espinhos para se protegerem de predadores.
Alimentação: Os équidnas são insetívoros e se alimentam principalmente de formigas, cupins, larvas de insetos e outros pequenos invertebrados. Eles usam suas longas línguas pegajosas para capturar as presas, após cavar com suas garras fortes.
Estrutura Física:
Espinhos: Cobertos por espinhos semelhantes aos de um ouriço, que são modificações dos pelos e fornecem proteção contra predadores.
Bico: Possuem um bico alongado e sensível que é usado para detectar e capturar alimentos. Não possuem dentes; em vez disso, trituram o alimento usando placas córneas localizadas na boca.
Garras: Têm garras poderosas em suas patas, adaptadas para escavar e caçar insetos.
Gestação: Os équidnas são ovíparos, ou seja, põem ovos. A fêmea põe um único ovo, que é incubado em uma bolsa abdominal por cerca de 10 dias. Após a eclosão, o filhote (chamado de “puggle”) permanece na bolsa da mãe e é amamentado por leite secretado através da pele, já que os équidnas, como outros monotremados, não têm mamilos.
Curiosidades:
Classificação Única: Os équidnas, junto com os ornitorrincos, são os únicos mamíferos monotremados, um grupo de mamíferos que põem ovos.
Termorregulação: Eles têm uma temperatura corporal mais baixa e menos variável que a maioria dos mamíferos, geralmente entre 30 a 32 graus Celsius.
Conservação: Embora algumas populações de équidnas sejam estáveis, outras estão ameaçadas pela perda de habitat e introdução de predadores não nativos, como gatos e cães.
História: Os équidnas são considerados “fósseis vivos” devido às suas características primitivas e sua longa história evolutiva que remonta a milhões de anos.
Imagem:Gunjan Pandey/Ester Inbar





