Sexta, 25 de Julho de 2025

Search
Close this search box.

Nota de pesar: Preta Gil


Sua passagem precoce deixa uma lacuna entre familiares, amigos e admiradores se sua vida e obra

É com imenso pesar que o Ministério da Cultura (MinC) recebe a notícia da morte de Preta Gil. Aos 50 anos, a cantora e empresária foi incansável na batalha que travou contra o câncer. Seu nome virou sinônimo de força e esperança.

Sua passagem precoce deixa uma lacuna entre familiares, amigos e admiradores de sua vida e obra.

Preta Maria Gadelha Gil Moreira nasceu em 8 de agosto de 1974, no Rio de Janeiro. Dois anos após seu pai, Gilberto Gil, retornar do exílio em Londres durante a ditadura militar.

Iniciou a carreira artística nos bastidores, como produtora e publicitária. Só aos 28 anos decidiu seguir o caminho da música. Seu álbum de estreia, Prêt-à-Porter (2003), trouxe o hit Sinais de Fogo, composta por Ana Carolina e Totonho Villeroy.

No ano seguinte, Preta Gil, Davi Moraes e a percussionista Lan Lanh formaram o grupo Tresloucados. Lançou ainda álbuns como Preta (2005), Sou Como Sou (2012) e Todas as Cores (2017).

Atriz, apresentadora e criadora de um bloco de carnaval, Preta dividiu com o mundo seus múltiplos talentos e alegria de viver. Autêntica, bem humorada e dona de um pensamento crítico apurado, certamente, deixará saudades.

O MinC se une ao familiares da artista nesta triste despedida.

A resiliência e a coragem de Preta Gil serão lembradas.

Compartilhe com seus Amigos

Picture of Gerson Thomazini

Gerson Thomazini

Outras Publicações

Ficou Alguma Dúvida?

Come2theweb