A Orquestra Sinfônica de Piracicaba promove dois concertos especiais da Temporada 2025. No programa, estão a Suite “Tenente Kijé”, do russo Sergei Prokofiev, e o célebre “Concerto para Violino em Ré maior, Op. 35”, de Pyotr Tchaikovsky — considerado um dos mais difíceis e emocionantes do repertório romântico.

As apresentações acontecem nos dias 25 e 26 de julho, às 19h30, no Teatro Municipal Dr. Losso Netto.

O solista convidado é o violinista alemão Koh Gabriel Kameda, descrito por Yehudi Menuhin como “um dos grandes violinistas da atualidade”. Já Sir James Galway o chamou de “um dos violinistas mais importantes de sua geração”. O músico tem mais de 30 anos de carreira e já se apresentou nos principais palcos da Europa, Ásia e nas Américas. Atualmente, é professor titular da Universidade de Münster, na Alemanha, sendo que seus alunos e estudantes ganharam os primeiros prêmios em renomados concursos internacionais. Kameda se destaca por tocar um raro violino Stradivarius, de 1727.
Segundo o maestro Knut Andreas, diretor artístico e regente titular da OSP, o programa é um presente para o público nas comemorações dos 125 anos do conjunto sinfônico. “O Concerto de Tchaikovsky é uma obra de grande intensidade emocional e técnica. Ter Kameda como solista é uma honra. Ele combina perfeição técnica com uma sensibilidade. É um dos nomes mais respeitados da música clássica atual”, destaca o maestro.

O programa traz ainda a Suite “Tenente Kijé” Op. 60, originalmente criada por Sergei Prokofiev como trilha sonora para um filme soviético homônimo, lançado em 1934. A obra foi adaptada para uma suíte orquestral e se tornou uma das mais conhecidas do compositor. Prokofiev inovou ao usar instrumentos como o saxofone, pouco comum em orquestras da época, além de empregar o trompete e o contrabaixo para efeitos humorísticos. Os cinco movimentos da obra refletem diferentes episódios da vida fictícia do personagem.
Os ingressos podem ser adquiridos no site megabilheteria.com, com valores de R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada para estudantes, idosos, pessoas com deficiência e portadores da Identidade Jovem). O teatro aceita Vale Cultura como forma de pagamento. Haverá também distribuição gratuita de 140 ingressos, uma hora antes de cada apresentação, na bilheteria, destinada a pessoas de baixa renda, estudantes e ao público em geral, conforme a disponibilidade remanescente. Os concertos contarão com recurso de audiodescrição (na sexta) e intérprete de Libras (no sábado).
A Temporada 2025 da Orquestra Sinfônica de Piracicaba conta com patrocínio safira da Caterpillar, patrocínio rubi da Hyundai e Drogal, patrocínio turquesa da Phinia, patrocínio topázio do Savegnago e da Glóvis e patrocínio jade da Padaria do Vovô, Monte Sul, Hotel Nacional Inn e Hotel Cassino Tower, por meio da Lei de Incentivo à Cultura. Há ainda o apoio da Marrucci e apoio de mídia da Gazeta de Piracicaba e Rádio Educativa FM. São parceiros a Secretaria de Cultura, da Prefeitura de Piracicaba, e a Escola de Música de Piracicaba Maestro Ernst Mahl
