Quinta, 31 de Julho de 2025

Search
Close this search box.

Hyundai patrocina 3ª edição do Expo ESG, em Piracicaba

Evento será realizado entre os dias 30 de julho e 3 de agosto, no Parque do Engenho Central de Piracicaba, e terá como foco as mudanças climáticas e o futuro da agenda ESG no ambiente corporativo. A programação contará com a participação de alguns dos principais líderes em governança ambiental, social e empresarial do país
Além de palestras e workshops, o encontro também inclui a 4ª Corrida ESG Piracicaba, que este ano terá como carro-madrinha o Hyundai IONIQ 5, veículo 100% elétrico que simboliza o compromisso da marca com a mobilidade sustentável e a inovação tecnológica

A Hyundai Motor Brasil é patrocinadora da 3ª edição do Expo ESG, que acontece esta semana no Parque do Engenho Central de Piracicaba. Reconhecido como um dos principais encontros sobre governança ambiental, social e corporativa do país, o evento retorna ao interior de São Paulo para debater em diversos painéis os temas que movem a jornada ESG na atualidade, e os passos que ainda precisam ser dados nos próximos anos, desde estratégias para a sustentabilidade, passando pelos desafios das relações entre empresas e comunidades, até as ações práticas para a implementação efetiva da agenda ESG. O evento é gratuito e, em 2024, recebeu mais de 30 mil participantes.

“Estar ao lado do Expo ESG em Piracicaba é de suma importância para reforçarmos, também regionalmente, o compromisso que a Hyundai tem com um futuro mais sustentável. Nossa meta é ir além da fabricação de automóveis e nos consolidarmos como um verdadeiro fornecedor de soluções de mobilidade inteligente. Para isso, investimos e apoiamos tecnologias e ações inovadoras, muitas das quais oriundas de eventos como este, que são capazes de transformar a maneira como interagimos com a sociedade e o meio ambiente, promovendo a preservação dos recursos naturais e a redução de descartes”, aponta Ricardo Martins, vice-presidente administrativo da Hyundai Motor Brasil.

Para fechar os cinco dias de programação, uma ação muito especial: a 4º Corrida ESG Piracicaba. Com percursos de 5,5 km e 10 km, a prova é uma das maiores do interior paulista e larga do Engenho Central de Piracicaba. Até o momento, já são mais de sete mil inscritos para a edição que contará com um convidado especial: o Hyundai IONIQ 5. Totalmente elétrico e um dos modelos mais premiados da marca no mundo, o veículo será o carro-madrinha da corrida. Além de emissão zero de poluentes, o IONIQ 5 também se destaca pelo compromisso ambiental no uso de materiais sustentáveis, como o ECONYL®, fio produzido a partir de redes de pesca resgatadas do mar e outros resíduos de nylon, utilizado na confecção de todos os seus tapetes.

As almofadas de proteção, os interruptores e o acabamento das portas do IONIQ 5 contêm materiais sustentáveis extraídos do milho e da cana-de-açúcar, também presente no carpete sustentável e no forro de teto, que utilizam ainda garrafas pet em sua produção. Além disso, o Grupo Hyundai Motor firmou em 2024 uma parceria com a organização de conservação oceânica Healthy Seas, responsável pela recuperação de redes de pesca perdidas ou abandonadas nos mares, para combater a poluição nos oceanos, nutrir ecossistemas marinhos sustentáveis e apoiar uma economia circular.

Agenda sustentável da Hyundai ganha destaque

No Brasil, a Hyundai conquistou um importante reconhecimento recente de sua atuação na área de ESG. O projeto da fabricante para tratamento e reaproveitamento da água foi selecionado para a nova edição da publicação “Economia Circular na Indústria – Melhores Práticas”, criado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP). No anuário, a Hyundai é destacada por adotar tecnologias avançadas, como ultrafiltração e osmose reversa para recuperar água de efluentes industriais, o que reduz a captação do rio Piracicaba e promove o reaproveitamento interno.

Desde o início de suas operações no Brasil, a Hyundai tem colhido frutos do trabalho com foco em sustentabilidade, tanto do ponto de vista ambiental, quanto econômico. De 2017 até o primeiro semestre de 2024, por exemplo, a empresa contabiliza uma redução de custos de R$ 10 milhões como resultado direto da otimização no consumo de água e do reaproveitamento de efluentes industriais. O reuso em 2023 totalizou 72.884 m³ de água tratada no processo produtivo.

Este mês, a matriz coreana da fabricante publicou seu Relatório de Sustentabilidade de 2025, que destaca os avanços alcançados pela marca nos últimos anos, os projetos em andamento em todo o mundo e as metas a serem alcançadas no futuro, principalmente nos pilares de Meio Ambiente, Responsabilidade Social e Governança. O Relatório de Sustentabilidade 2025 da Hyundai Motor está disponível na seção Relatório Global de Sustentabilidade da página ESG no site da Hyundai Motor Brasil.

Serviço

3º Expo ESG

Data: de 30 de julho a 3 de agosto

Local: Parque do Engenho Central de Piracicaba – Av. Dr. Maurice Allain, 454 – Vila Rezende – Piracicaba/SP

Horário: 9h às 18h

Inscrições gratuitas: Ticketmaster

Sobre a Hyundai Motor Brasil/ Hyundai Motor Central & South Americas

A Hyundai Motor Brasil está presente no país desde 2012, quando inaugurou sua fábrica em Piracicaba (SP). Com 3,2 mil colaboradores, é responsável pela fabricação e comercialização da linha de veículos compactos HB20 e do SUV compacto Creta. Recentemente, passou a coordenar desde a importação até a distribuição final do portfólio completo de veículos da marca no Brasil. A partir do Brasil, a Hyundai administra as operações comerciais para a região das Américas Central e do Sul, exportando para países vizinhos como Argentina, Colômbia, Paraguai e Uruguai. Para saber mais sobre a Hyundai e seus produtos no Brasil, acesse hyundai.com.br. Acompanhe também o dia a dia da marca nas redes: Facebook (facebook.com/hyundaibr), Instagram (instagram.com/hyundaibr), LinkedIn (linkedin.com/company/hyundai-motor-brasil), TikTok (tiktok.com/@hyundaibr) e YouTube (youtube.com/hyundaibr).

Sobre a Hyundai Motor Company

Fundada em 1967, a Hyundai Motor Company está presente em mais de 200 países com cerca de 120 mil funcionários dedicados a enfrentar os desafios de mobilidade em todo o mundo. Com base na visão da marca “Progresso para a Humanidade”, a Hyundai Motor está acelerando sua transformação em um provedor de soluções de mobilidade inteligente. A empresa investe em tecnologias avançadas, como robótica e Mobilidade Aérea Avançada (AAM) para trazer soluções revolucionárias, enquanto busca por inovação aberta para desenvolver futuros serviços de mobilidade. À procura de um futuro sustentável para o mundo, a Hyundai continuará empregando seus esforços para introduzir veículos de emissão zero equipados com a mais alta tecnologia em eletrificação, liderando a indústria de células de combustível de hidrogênio. Mais informações sobre a Hyundai Motor e seus produtos podem ser encontradas em: hyundai.com/worldwide/en ou hyundai.com/worldwide/en/newsroom.

Ketchum-Interfuse

Adelson Junior

Hyundai Motor Brasil

Thais Nunes

Felipe Vinicius Carlos

Frota de Imprensa

Danielle Cassiano

Compartilhe com seus Amigos

Picture of Gerson Thomazini

Gerson Thomazini

Outras Publicações

Ficou Alguma Dúvida?

Come2theweb